Governo federal perdoa 50% das multas aos clubes de futebol

O ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, informou nesta terça-feira (8) que o governo vai anistiar 50% das multas relativas às dívidas dos clubes de futebol com a Receita Federal. Segundo ele, a decisão de conceder a anistia resulta de um acordo fechado durante reunião do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com os líderes dos partidos políticos governistas e oposicionistas.

Além da concessão da anistia, o acordo, segundo o ministro das Relações Institucionais, amplia o prazo de pagamento das dívidas dos clubes: de 180 meses para 240 meses. Mares Guia, no entanto, não mencionou valores.

Outra decisão tomada na reunião, segundo o ministro de Relações Institucionais, refere-se à Timemania, a loteria com recursos destinados a recuperar as finanças dos clubes do futebol brasileiro.

Foi estabelecido que, no primeiro ano de vigência da regra pela qual parte da arrecadação da Timemania será canalizada diretamente à Receita para pagamento das dívidas tributárias dos clubes, os próprios clubes terão que complementar esse pagamento entrando com, no máximo, R$ 50 mil.

Ao justificar esses benefícios aos clubes, Mares Guia afirmou: "Grande parte do Brasil tem amor ao futebol. Em todo lugar do mundo é assim. A outra alternativa era a de não se fazer nada.

"Estamos procurando uma solução com o Congresso Nacional para resolver os problemas dos times sem fins lucrativos. É uma situação emergencial. Eu estou defendendo a idéia, que é boa, para incentivar os clubes e manterem os atletas aqui no Brasil", disse o ministro.

Voltar ao topo