Governo e UFPR formalizam parceria para ações sociais no Vale do Ribeira

Na reunião com o secretariado desta terça-feira (26), o governador Roberto Requião e o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior, assinaram um convênio para o desenvolvimento de projetos integrados para o Vale do Ribeira. Segundo Moreira Júnior, em 92 anos de existência da UFPR, esta é a primeira vez que a instituição vai estar presente com programas de ensino, pesquisa e de extensão junto à comunidade daquela região.

Moreira Júnior lembrou que esta é mais uma parceria entre a universidade e governo do Estado, entre as mais de 40 cooperações já firmadas, com o objetivo de desenvolvimento regional e inclusão social. Para o reitor, o Vale do Ribeira sempre foi uma região esquecida e essa cooperação representa o resgate de uma dívida social importante. A região fica a menos de 80 quilômetros da universidade e até hoje nenhum projeto havia sido direcionado para aquela localidade.

O secretário especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, apresentou na reunião as ações de inclusão social desencadeadas pelo atual governo, especialmente no Vale do Ribeira, que detém um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Nizan enfatizou a necessidade de reduzir a desigualdade entre as regiões do Estado. Segundo ele, ?inclusão social não é pobreza assistida, mas um meio de fortalecimento da cidadania?.

Programas

Segundo o secretário, o Vale do Ribeira tem uma população de quase cem mil pessoas, distribuídas em sete municípios, das quais quase a metade convive com renda inferior a um salário mínimo. Uma das primeiras ações do governo para a região foi o ?Leite das Crianças?, iniciado há dois anos. Atualmente, o programa está presente em todos os municípios do Estado e atende 159.650 crianças. No Vale do Ribeira, 3.642 crianças entre seis meses a três anos recebem diariamente um litro de leite.

Ainda na região, o programa ?Luz Fraterna? atende 1.194 famílias com isenção nas tarifas de energia elétrica e a Copel está investindo R$ 2,3 milhões em infra-estrutura para os municípios. Segundo o governador, o ?Luz Fraterna? está sendo viabilizado com recursos dos governos estadual e federal que cobrem os custos da Copel.

A tarifa social da água, da Sanepar, também está presente no Vale do Ribeira. No município de Adrianópolis, 38,52% das famílias são beneficiárias com água tratada, a custo simbólico. Nos municípios de Cerro Azul e Itaperuçu, quase 50% das famílias são atendidas com o serviço de água. Em Tunas do Paraná, 19,86% das famílias estão sendo atendidas. Apenas os municípios de Dr. Ulysses e Rio Branco do Sul não estão sendo atendidos porque não têm convênio com a Sanepar. Segundo Nizan, esses dados mostram claramente os índices de exclusão em que se encontra a população do Vale do Ribeira.

Digital

Outra ação do governo do Estado está levando tecnologia digital como fator de inclusão social, através do programa ?Telecentros Paranavegar?. Entre os municípios do Vale do Ribeira, Guaraqueçaba e da região Central, com os menores índices de IDH do Estado, já foram instalados três centros com acesso gratuito à internet. Outros quatro estarão funcionando nessas regiões ainda este ano. Mais 21 telecentros, que serão instalados em áreas rurais, estão programados para funcionar até o final do ano que vem.

Voltar ao topo