Governo e prefeitura querem evitar aumento da tarifa dos ônibus de Curitiba

O governador Roberto Requião e o prefeito de Curitiba Beto Richa estão estudando medidas em conjunto para evitar o aumento nas tarifas do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. Em reunião realizada nesta segunda-feira (6) no Palácio Iguaçu, a pedido do prefeito, o governador e Beto Richa avaliaram duas hipóteses que podem contribuir para a manutenção dos atuais valores.

Uma delas seria a redução do Imposto sobre Serviços e Circulação de Mercadorias (ICMS) nas compras do óleo diesel. A outra medida poderá ser a compra, em conjunto, de pneus. O governador e o prefeito destacaram que as aquisições dos dois insumos poderão ser feitas por meio de pregão eletrônico, o que possibilita o barateamento de preços.

Segundo o governador, essas medidas podem evitar a pressão de custos do transporte coletivo que está acontecendo em todas as grandes capitais brasileiras. ?Além da redução do imposto, a compra em escala de óleo diesel e pneus, dois insumos básicos utilizados pelo sistema, podem aliviar essa pressão?, explicou.

Requião sugeriu ao prefeito Beto Richa que essas medidas sejam propostas também ao governo federal para que a União possa igualmente dar sua contribuição para solucionar o problema das tarifas de ônibus.

Voltar ao topo