Governo do Sri Lanka se dispõe a negociar com rebeldes

O governo do Sri Lanka assegurou neste domingo (14) que está pronto para se engajar em negociações de paz com o Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelam (LTTE). Líderes rebeldes, no entanto, rejeitaram imediatamente a possibilidade e disseram que o diálogo é impossível no momento por causa da ofensiva militar cingalesa.

No norte do Sri Lanka, persistem hoje os combates entre soldados do governo e rebeldes do LTTE, com disparos de artilharia e salvos de morteiro. Ainda não há informações detalhadas sobre os choques.

Ontem, o governo cingalês alegou ter matado 200 rebeldes e perdido 27 soldados em 24 horas de confrontos. Os rebeldes não se pronunciaram sobre o assunto.

O fracasso da tentativa de negociação parece deixar o Sri Lanka ainda mais próximo de uma guerra em ampla escala do que em qualquer momento desde 2002, quando entrou em vigor um frágil cessar-fogo. "A ofensiva do governo do Sri Lanka impossibilita a negociação da paz e a implementação de um acordo de cessar-fogo" disse o líder rebelde Seevarathnam Puleedevan à Associated Press.

"O governo precisa assumir a responsabilidade pela atual atmosfera negativa", disse Puleedevan. Suas palavras foram uma resposta a uma declaração anterior na qual o governo ofereceu aos rebeldes o retorno à mesa de negociações.

Voltar ao topo