Governo do Estado dá início às obras do Centro de Eventos de Morretes

A secretária da Cultura, Vera Mussi Augusto, o secretário Obras Públicas, Nilson Pohl e o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, assinaram neste sábado (26) a ordem de serviço para início da construção do Centro de Eventos e Turismo no município. Construído na área da antiga fábrica de papel São Marcos, o novo espaço deverá ficar pronto em 210 dias e terá um custo aproximado de R$ 3 milhões.

?No início de 2003 começaram as negociações entre o prefeito e o governo do Estado para a construção de um espaço que valorizasse a cultura e a história de Morretes. O governo pagou R$ 540 mil para a desapropriação do imóvel e o recurso foi utilizado para pagamento dos direitos trabalhistas dos ex-funcionários da fábrica?, detalhou Vera Mussi. ?Depois do primeiro passo, foi elaborado o projeto arquitetônico do centro, mantendo o patrimônio edificado da antiga fábrica?, completou. Para Nilson Pohl, o governo do Estado está garantindo o desenvolvimento do litoral com grandes investimentos. ?A cidade de Matinhos ganhou um campus da Universidade Federal do Paraná. Paranaguá e Guaraqueçaba ganharam hospitais, e, agora, Morretes ganha o Centro de Eventos e Turismo?, esclareceu. ?Este investimento feito agora é na indústria que mais cresce no mundo e que leva desenvolvimento sem polui r, a indústria do turismo?, afirmou o secretário.

O Centro de Convenções de Morretes é o único espaço destinado a eventos e exposições entre as sete cidades do litoral. Localizado em frente à estação de trem, o espaço terá 15 mil metros quadrados e cerca de cinco mil metros quadrados de área construída. A obra terá cinco módulos: prédio administrativo, palco, centro de geração de renda, praça de alimentação e museu. ?Sem dúvida nenhuma, este local será um marco para o litoral paranaense. Nós vamos manter suas características históricas, como a chaminé, que tem cerca de 50 metros de altura, e também vamos construir espaços para atrair e manter os turistas na cidade?, declarou o prefeito Helder Teófilo.

Para o secretário esta dual de Turismo, Celso Caron, também presente ao evento, Morretes só tem a ganhar com a construção do Centro de Eventos. ?O turismo promove desenvolvimento, geração de renda e inclusão social. Com um espaço adequado, a cidade poderá pleitear a realização de eventos, que levará para o litoral um público disposto a gastar e a investir na região?, afirmou Celso. Dentro dos módulos, também haverá espaços para restaurantes, lojas, biblioteca, telecentro, exposição de artesanato e produtos dos agricultores familiares da cidade. O auditório terá capacidade para 500 pessoas e o espaço para shows poderá receber 10 mil pessoas. A inauguração está programada para o mês de maio do próximo ano.

Voltar ao topo