Governo contrata funcionários para a área da saúde

Curitiba e Região Metropolitana ganharam 85 novos funcionários públicos para a área de Saúde nesta terça-feira. O governador Roberto Requião nomeou, através do decreto n.º 4153, esses servidores que se habilitaram em concurso público para que atuem dando maior e melhor assistência no setor médico aos paranaenses. Eles vão exercer cargos do quadro próprio do Poder Executivo e ficarão lotados na Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

Foram nomeados pelo governador 14 médicos, cinco psicólogos, quatro terapeutas ocupacionais, um médico hematologista, um médico psiquiatra, três fonoaudiólogos, três fisioterapeutas, cinco farmacêuticos bioquímicos, dez enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, seis técnicos de laboratório, três técnicos administrativos, três auxiliares de enfermagem, três motoristas e 19 auxiliares administrativos.

Eles atuarão em unidades da Secretaria de Estado da Saúde em Curitiba e em Pinhais. Dos 85 funcionários contratados, 22 trabalharão no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), 14 no Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente (Craid), oito no Hospital Adauto Botelho, de Pinhais, 30 na Central de Regulação e de Leitos e 13 na Unidade de Suporte Avançado da Vida (transporte interhospitalar). Eles já apresentaram a documentação na Secretaria da Saúde e foram designados para as vagas. Deverão assumir as funções no início de janeiro.

Este é o primeiro chamamento dos funcionários da Saúde que vão trabalhar em Curitiba e Região Metropolitana. No início do ano devem ser chamados outros 52. Até fevereiro, os funcionários admitidos no concurso público da saúde para funções nas cidades do interior também serão convocados. "A contratação desses profissionais é mais uma prova do respeito desse governo para a área da saúde", disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Concurso

Ao todo, 450 profissionais serão contratados. Eles fizeram em março o maior concurso público da área de Saúde realizado desde 1988 no Estado. São profissionais com qualificação desde o 1º grau completo até nível superior. O objetivo do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, é preencher as vagas deixadas por empresas terceirizadas com funcionários do quadro próprio da instituição, como é o caso da Central de Regulação e de Leitos.

Este formato segue a política de não terceirização da atual gestão. O último grande concurso, realizado há 16 anos, contratou profissionais para diversos setores, assim como este. Desde então nenhum outro grande concurso foi realizado dentro da saúde pública do Estado, abrangendo tantas áreas e municípios.

Além de Curitiba e Pinhais, os novos funcionários também assumirão vagas em Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Campo Mourão, Guarapuava, Jacarezinho e Umuarama.

Voltar ao topo