Governo coíbe transporte irregular na Região Metropolitana de Curitiba

Com o objetivo de coibir o transporte clandestino de passageiros na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou esta semana uma ação especial de fiscalização, em conjunto com a URBS e com apoio da Polícia Rodoviária Estadual. No total, foram abordados cerca de 36 veículos, entre ônibus e vans. Destes, dois foram notificados por apresentarem alguma irregularidade e um veículo clandestino foi apreendido.

Segundo informações do DER, ações conjuntas já foram realizadas de forma esporádica. ?Agora as operações conjuntas devem se tornar constantes para coibir de forma intensa e eficaz a prática do transporte clandestino na RMC?, explicou o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi. A decisão foi tomada com a constatação da grande quantidade de veículos clandestinos prestando serviços de transporte rodoviário ? fiscalizado pelo DER, e metropolitano ? competência da URBS na região.

O receio, segundo o secretário, é que a situação se torne insustentável, como é verificado, por exemplo, no Estado de São Paulo. ?O transporte clandestino traz problemas para todo o tráfego, colocando em risco não apenas os seus usuários, mas também demais motoristas?, alerta.

De acordo com o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, a união de forças vai tornar a fiscalização ainda mais eficiente em uma área com grande movimentação de veículos de transporte de passageiros como é a RMC. ?Deve ser firmado um acordo de Cooperação Técnica, onde serão estabelecidos cronogramas, vias de atuação, entre outras definições importantes para que a parceria traga os melhores resultados?, relatou.

Tizzot lembra que veículos clandestinos pertencem a empresas que não possuem autorização do DER ou do órgão municipal competente para operar na prestação de serviços de transporte. ?Dessa forma não há nenhuma garantia da qualidade do serviço prestado, bem como da conservação e das condições técnicas dos veículos, trazendo sérios riscos para os usuários?.

Voltar ao topo