Governo assume sua responsabilidade em segurança, defende secretário

Brasília ? O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, discorda das críticas de seu antecessor, o antropólogo Luiz Eduardo Soares. Corrêa considera que o governo tem sido atuante e cita, como exemplo, a construção de presídios federais, apesar de a gestão do sistema penitenciário não ser uma obrigação constitucional do governo federal.

"Até então a União se defendia, se omitia dizendo que a Constituição atribui aos estados a questão da segurança pública", lembrou. "Este governo tomou a decisão de se envolver sim e está inclusive hoje com um desgaste porque não se omite, oferece ajuda, articula a política pública".

Em entrevista à Agência Brasil, Luiz Eduardo Soares afirmou que o governo federal não quis assumir papel de protagonista nessa área para evitar ser o principal responsável pelos problemas de violência no país. Ele acredita que o governo considerou "que não valeria a pena levar adiante reformas assim tão profundas e radicais porque isso tornaria [o governo federal] protagonista da área de segurança", disse.

Voltar ao topo