Governo apresenta Plano de Manejo do Parque Lago Azul

lago2310305.jpgO Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apresentou nesta quarta-feira (29) o Plano de Manejo do Parque Estadual do Lago Azul, em Campo Mourão. O plano é um estudo que aponta critérios para a utilização dos Parques com base na fauna, flora e entorno da área. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) todas as áreas protegidas devem possuir um Plano de Manejo.

?A elaboração desses estudos está entre as ações do Governo do Estado para consolidar o Sistema Estadual de Unidades de Conservação?, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida. Segundo ele, através do Plano de Manejo é possível traçar ações e estabelecer critérios para melhoria da conservação da biodiversidade na área assim como da qualidade de vida das populações que residem no entorno das Unidades de Conservação.

Das 61 Unidades de Conservação existentes no Estado cerca de 60% possuem o estudo efetivado. A meta do Governo é que até o final de 2006 20 planos de manejo sejam concluídos. ?Sem o Plano de Manejo a Unidade de Conservação permanece intocada e não pode ser utilizada para fins turísticos e nem para o conhecimento pela população?, explicou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

Parque Estadual do Lago Azul – O Parque é constituído pelo reservatório da Usina Mourão e um remanescente florestal de araucária de 650 hectares, onde são realizadas atividades turísticas, de educação ambiental e pesquisa científica.

O reservatório do Parque é utilizado para lazer e pesca amadora. O local possui ainda trilhas interpretativas da Natureza e está sendo estruturado um Museu de História Natural.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e áreas Protegidas do IAP, Wilson Loureiro, o grande desafio dos gestores de Unidades de Conservação atualmente é realizar sua proteção e conservação de fora para dentro da unidade. ?Os trabalhos e atividades devem contemplar não só a unidade, mas também o seu entorno visando gerar o menor impacto ambiental possível?, disse Loureiro.

www.ecoterrabrasil.com.br

Voltar ao topo