Governo ainda não decidiu se ajudará a Varig, diz ministro

O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que o governo ainda não decidiu sobre uma eventual ajuda financeira à Varig. Ao participar de audiência pública sobre o tema, o ministro disse que há preocupação por parte do governo, que já ajudou a empresa anteriormente.

Falando em nome pessoal, Pires lembrou que a companhia aérea é privada, mas que tem deveres "muito grandes" com a sociedade. Ele também criticou o possível domínio do mercado aéreo brasileiro por empresas estrangeiras em caso de saída de operação da Varig. O ministro citou os casos da França, da Itália, da Inglaterra, da Espanha e da Alemanha, que têm apenas uma empresa aérea no mercado interno.

Na audiência, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, afirmou que o problema de fluxo de caixa da Varig poderia ser amenizado se os governos federal e estaduais pagassem suas dívidas com a empresa. Zuanazzi informou que 15 estados devem à empresa mais de R$ 1 bilhão, sendo que apenas o Rio de Janeiro saldou integralmente suas dívidas após a crise da companhia.

Voltar ao topo