Governo acompanha retirada do combustível da draga que tombou em Antonina

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão acompanhando, nesta quinta-feira (08) a retirada do combustível dos tanques da draga que tombou próxima ao Porto de Antonina na última segunda-feira (04).

A draga possui dois tanques que, somados, tem capacidade para 17 mil litros. Um deles, que continha cinco mil litros de óleo diesel, já foi esgotado. Segundo os técnicos do IAP que estão no local, a draga estava abastecida com cerca de sete mil litros de combustível.

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, a expectativa é que todo o óleo diesel seja retirado até sexta-feira. ?Após a remoção do combustível dos tanques, a draga será virada e com a ajuda de um guindaste será deslocada para facilitar sua retirada?, explicou Rasca.

A draga pertencia à empresa Mineiração Serra da Prata e estava realizando trabalhos para a ampliação do porto. No tombamento cerca de 100 litros de óleo diesel vazaram. O acidente ocorreu por uma falha no sistema mecânico de sustentação da draga.

Com a falha, houve a desestabilização e tombamento da draga devido à força da maré – ocasionando a entrada de água pelas escotilhas e virada do equipamento em 180o Apenas com a conclusão de todos os trabalhos o IAP poderá definir o valor da multa.

Voltar ao topo