Governadores pedirão a Lula mais recursos à segurança

Os quatro governadores do Sudeste – José Serra de São Paulo, Sérgio Cabral do Rio, Aécio Neves de Minas e Paulo Hartung do Espírito Santo – reunidos no Palácio Laranjeiras, no Rio, para discutir questões de segurança na região divulgaram um documento que será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, eles solicitam a "suplementação do orçamento federal para permitir, no mínimo, a manutenção dos valores de 2006, relativos ao Fundo Nacional de Segurança Pública e ao Fundo Nacional Penitenciário", entre outros pontos. O governador de São Paulo, José Serra, disse hoje em entrevista coletiva que esses valores caíram 39% e 47%, respectivamente, de 2006 para 2007

O documento reivindica também que o governo federal determine que os recursos dos dois fundos fiquem isentos do contingenciamento orçamentário e que sejam empregados integralmente no atendimento dos fins para os quais foram criados. O documento indica ainda a necessidade de um aumento substancial dos efetivos da Polícia Federal em seus territórios, a intensificação da integração dos serviços de informação estaduais e federal e também a contratação de novos efetivos para a Polícia Rodoviária Federal, visando ao combate ao tráfico de drogas e contrabando.

Em outro documento, os governadores detalharam as ações de um gabinete criado para o combate à violência e integrado por autoridades dos quatro Estados. O gabinete será formado pelas secretarias de Segurança Pública, de Administração Penitenciária de Justiça e pelos comandos de suas respectivas polícias. Segundo o documento, o gabinete reunirá mensalmente os comandos das polícias civis e militares dos Estados, criará mecanismo de intercâmbio de informações, desencadeará operações simultâneas nas divisas e estabelecerá um cadastro sobre material explosivo e armamentos subtraídos ou extraviados dos Estados.

Voltar ao topo