Governador do Piauí pede ajuda do Exército para evitar conflitos no Estado

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), pediu ao governo federal o envio do Exército para uma área de litígio entre o Estado de Piauí e Tocantins. O governador quer evitar conflitos entre produtores de soja e moradores dos dois Estados. A Secretaria Estadual de Fazenda do Tocantins, instalou postos de cobrança de ICMS dentro de território piauiense. Os caminhoneiros, que escoam a produção estão revoltados porque tem que pagar o impostos duas vezes. A área onde ocorre a disputa – onde há a maior produção de soja do Nordeste – é de 80 mil hectares e está localizada na divisa entre os dois Estados.

Hoje, cerca de 300 carretas fizeram um bloqueio na Serra das Mangabeiras. Tanto a polícia militar do Tocantins, quanto a polícia militar do Piauí reforçaram o contingente no local. Há risco de conflito armado entre as duas policias, segundo o coronel César Lopes, que comanda as tropas.

O problema foi agravado depois que prenderam um caminhoneiro que tentava furar o bloqueio, para não pagar duas vezes o ICMS de sua carga. Ele foi preso em território piauiense por policiais militares de Tocantins e foi conduzido algemado.

Hoje, o ministro Márcio Tomás Bastos recebeu o governador do Piauí e informou que vai agilizar uma solução pacífica para o problema.

Voltar ao topo