Governador destaca incentivo à agroecologia no Paraná

O governador Roberto Requião abriu oficialmente nesta quinta-feira (01), no Centro Paranaese de Referência em Agroecologia (CPRA), em Pinhais, o 1º Paraná Orgânico. O evento, que acontece até domingo (04), deve reunir mais de dois mil produtores de orgânicos de todas as regiões do Estado, além de estudantes e consumidores.

Requião destacou a construção das 16 escolas agrícolas no Paraná e o funcioamento do Centro Paranaese de Referência em Agroecologia como exemplos de que o Estado está sendo reconstruído. ?O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia funciona com perspectivas extraordinárias?, afirmou. ?As coisas estão andando. No primeiro momento, fizemos o degelo, o descongelamento das relações do Governo do Estado com os funcionários e a sociedade. Agora, é a hora da reconstrução do Paraná. O Paraná não volta mais atrás?, disse o governador.

?Estamos transformando o Paraná em área isolada de grãos convencionais, com nichos fantásticos de mercado no exterior?, destacou. O governador lembrou que no domingo (27) a Suíça determinou, por meio de plebiscito, a proibição de transgênicos naquele durante cinco anos. ?A Suíça, exemplo de administração pública, adotou o princípio da cautela?, ressaltou.

Requião também criticou o fato do mercado não levar em consideração o meio ambiente, a saúde das pessoas, e demais questões importantes para a sociedade. ?Somos mais que um mercado. Somos uma nação. Uma nação tem passado, História, e futuro. Já o mercado não tem passado, não tem território, só o desejo deseperado pelo lucro. A nação tem o cidadão?, disse.

Segundo o governador, o Paraná é um muro de resistência, preparado com base nos investimentos do Estado em educação, no incentivo à agricultura orgânica e em outras iniciativas. ?O Paraná é um exemplo para o País?, disse. Requião ressaltou a transparência do Governo do Estado. ?Na escuridão da política brasileira, o Paraná é uma luz?.

O vice-governador Orlando Pessuti destacou a importância do Centro. Segundo ele, o Governo do Estado, por meio das diferentes secretarias, uniu-se ao Governo Federal e, sob a liderança do governador Roberto Requião, conseguiu idealizar o Centro. ?Hoje é um dia memorável. Com o 1º Paraná Orgânico, mostramos que é possível haver uma boa convivência entre a ecologia, a produção agrícola, a educação e a tecnologia. Tudo isso numa mesma área?, afirmou.

O secretário da Educação, Maurício Requião, destacou os investimentos do Governo do Estado na educação. ?No governo anterior, a educação profissional de nível médio foi extinta. Hoje, já são 360 cursos profissionalizantes abertos nestes três anos do atual Governo?, lembrou.

Segundo o secretário, em fevereiro de 2006 serão oferecidos mais 64 cursos profissionalizantes de nível médio. Ele também lembrou que os colégios agrícolas do Estado, que estavam praticamente fechados, sem alunos e professores, foram reativados. ?Hoje, temos 16 colégios entre agrícolas e florestal?, disse.

Voltar ao topo