Governador autoriza compra de equipamento para ampliar teste do pezinho

O governador em exercício Hermas Brandão assinou, nesta segunda-feira (11), a autorização para a compra do equipamento que vai permitir a realização do teste expandido do pezinho, no Estado. Por meio de convênio com o Fundo Paraná, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe) recebeu repasse de R$ 738.672,00 para a aquisição do equipamento que permite diagnosticar até 32 doenças em recém-nascidos.

Segundo o presidente da Fepe, José Alcides Marton, a entidade é a responsável, no Paraná, pela realização do teste do pezinho. Pela metodologia tradicional, esse teste permite detectar até quatro tipos de doenças, que têm cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). ?Com a solução tecnológica para espectrometria, será possível detectar mais de 30 doenças com a coleta de uma gota de sangue do calcanhar do recém-nascido?, explica Marton.

O Paraná é o primeiro estado a oferecer, no serviço público, esse equipamento. O exame será colocado à disposição dos centros pediátricos paranaenses. ?Quando o diagnóstico clínico concluir que a criança pode ser portadora de alguma dessas 32 doenças, poderá encaminhar o teste para o exame laboratorial na Fepe?, diz o presidente da entidade. Atualmente, o exame é encaminhado para Buenos Aires, na Argentina.

O próximo passo, afirma Marton, será conseguir que o SUS financie também a realização do teste ampliado, para beneficiar todas as crianças do Brasil. A Fepe realiza o teste do pezinho desde 1987 e, a partir de 1991, o SUS passou a pagar pelo procedimento. Em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal. ?Hoje o programa cobre até  99% das crianças que nascem no Estado?, segundo o presidente da Fepe.

Voltar ao topo