Governador aprova locação de celas modulares

O Governador Roberto Requião aprovou nesta semana a locação de celas modulares para abrigar presos durante a reforma de delegacias. Serão 60 celas, cada uma com capacidade para doze presos. Cinqüenta serão utilizadas pela a Secretaria da Segurança Pública do Paraná e dez serão utilizadas para a custódia de menores que provisoriamente ficam em delegacias de polícia.

As celas modulares serão pagas com recursos estaduais e o valor total mensal do aluguel será de R$ 99 mil. A empresa que fará a construção é a Brasilsat Harald S/A, que tem o prazo de 120 dias para entregá-las. O fabricante já garante que vai preparar algumas celas em menos de 45 dias.

Algumas celas abrigarão inicialmente os presos do 3º e 8º Distritos, que já estão com as reformas agendadas. ?As outras serão instaladas conforme a demanda de reformas, como em Paranaguá e no interior do Estado?, explicou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

A Secretaria já começou a reforma do 1º Distrito Policial e vai iniciar, assim que as celas estiverem prontas, as reformas nos 3º e 8º Distritos Policiais. Os três já funcionam como CIACs (Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão), mas eles precisam ser reformados para que a carceragem seja retirada e o espaço seja ampliado para atender as ocorrências.

Celas Modulares

As celas modulares foram desenvolvidas para proporcionar segurança e diminuir o número de funcionários que cuidam da carceragem. Além disso, oferecem conforto e higiene aos presos. A mesma tecnologia destas celas foi utilizada para construir o presídio de Araraquara, no interior de São Paulo.

A estrutura é feita de concreto monobloco, livre de frestas, para impedir escavações. O concreto é mais resistente que o utilizado em construções comuns, além de ter estrutura de aço. O banheiro e chuveiro são dentro da cela, impedindo a freqüente saída dos presos. Os móveis são de concreto, presos à parede. Toda a parte elétrica e hidráulica é feita por fora da cela, para que os funcionários não precisem entrar para eventuais consertos. O piso é revestido com vinil industrial, para facilitar a limpeza.Como cada cela é independente – com caixa d?água e sistema elétrico individuais ? é possível a instalação de outras iguais.

CIACS

Os CIACs (Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão) foram inaugurados no final de 2003, para agilizar o trabalho das delegacias. Com as reformas, não haverá mais carceragem, fazendo com que os funcionários dediquem-se exclusivamente a atender as ocorrências. Além do trabalho diurno, uma equipe formada por um delegado, dois escrivães e três investigadores faz o plantão no CIAC das 19h às 7h30. Nos distritos comuns, o delegado não é obrigado a ficar na delegacia neste período.

Até outubro de 2003, toda a população da capital era atendida apenas pelo Centro Integrado do 1º Distrito. Em novembro daquele ano foram criados os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão do Portão (8º DP) e do Vista Alegre (3º DP). Estes CIACs precisam agora passar por uma reforma para serem ampliados e toda a carceragem ser retirada definitivamente.

Além de agilizar o trabalho da Polícia Civil, este sistema permite aos policiais militares dedicar mais tempo ao policiamento nas ruas, já eles perdem menos tempo dentro das delegacias.

Voltar ao topo