Governador acompanha troca de comando da Polícia Militar do Paraná

O governador Roberto Requião presidiu, na noite de quinta-feira (19), a troca de comando na Polícia Militar do Paraná. O coronel Nemésio Xavier de França Filho assumiu a função com a ida para a reserva do coronel David Antônio Pancotti, após 35 anos de serviços prestados à corporação.

?A passagem do coronel Pancotti pelo comando da Polícia Militar foi revestida de extraordinário brilho e ficará marcada na história da Polícia e na história do Estado como o período das mudanças ocorridas na corporação há muito tempo esperadas e necessárias?, afirmou o governador.

?Conheci o [coronel] Xavier nos jardins da minha casa, acompanhei a sua vida na Polícia Militar, conheço em profundidade a firmeza de seu caráter e das suas convicções e tenho comigo a certeza de que a consolidação das medidas tomadas no período do Pancotti serão uma realidade definitiva da moderna Polícia Militar do Paraná?, destacou Requião ao se dirigir ao novo comandante.

A troca de comando contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas secretários de Estado, deputados estaduais e integrantes das Forças Armadas.

Operações

Assim que assumiu o comando, o coronel Nemésio Xavier de França Filho disse que pretende dar ênfase ao trabalho operacional da corporação, seguindo as determinações de Governo. ?Nós vamos incentivar as operações, a saída dos policiais à rua e operações para reduzir os índices de criminalidade e também acompanhar o desenvolvimento do crime em todo o Estado do Paraná. É uma missão difícil. Nós estamos conscientes da nossa obrigação perante a instituição, perante as pessoas de bem e conseqüentemente todas as ações serão voltadas para dar segurança ao povo paranaense?, afirmou.

?A Polícia Militar do Paraná é sem dúvida o exemplo a ser seguido pelas Polícias Militares brasileiras. De grande tradição e extraordinária firmeza, conta com o irrestrito apoio do Governo do Estado e do governador nas mudanças necessárias. A consolidação se estabeleceu e para nós todos este é um momento de orgulho e de esperança por parte da população que quer ver esta estrutura consolidada na rua garantindo a segurança dos paranaenses e não nos quartéis?, falou o governador Requião.

Requião destacou que o novo comandante é um oficial de linha de frente que sempre se ocupou de ações concretas da polícia e a tarefa dele depois da reorganização ocorrida nos últimos três anos será a de acentuar a participação da polícia na rua.

O coronel Xavier de França fez questão de lembrar de todos os policiais militares que trabalharam com ele nas mais diversas situações durante toda a sua trajetória na Polícia Militar. ?Como sou oriundo da rua, são tiroteios que eu passei, grandes operações e se não fossem eles, de uma maneira anônima, eu não chegaria aonde cheguei hoje. Essa homenagem que eu estou fazendo nesse momento é justamente a estes policiais que, anonimamente, colaboraram para que eu chegasse aqui neste momento?, relatou.

Despedida

Em seu último discurso como comandante da Polícia Militar, Pancotti enumerou os avanços conquistados durante os dois anos e nove meses em que esteve à frente da corporação. Algumas inovações foram citadas pelo governador Requião, que destacou a abertura da Polícia Militar para a participação das mulheres, a eliminação ?tola e injustificada? dos critérios de altura para o ingresso na corporação, a criação do Batalhão Ambiental e as mudanças na estrutura salarial.

Requião citou ainda projetos que estão em andamento. Ele lembrou que já foi enviado à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que cria o Batalhão da Cavalaria e o Projeto de Lei que abre os quadros do oficialato da PMPR para quem ingressa na corporação como soldado. ?Determinei também o envio do Projeto da criação de uma nova corregedoria, instrumento essencial para o sucesso do programa de polícia comunitária que estamos implantando em todo o Paraná?, observou o governador.

Voltar ao topo