Genro diz que Lula pode encaminhar proposta de Constituinte

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhará proposta de convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva para tratar da reforma política ao Congresso Nacional, caso seja este o desejo da sociedade. O pedido será feito após as eleições independentemente do resultado. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será a responsável pela realização das consultas e conduzirá as discussões sobre o tema.

Segundo Tarso, a proposta foi levantada durante encontro com juristas no Planalto. "O presidente disse que se houver um forte movimento da sociedade, coordenado pela OAB, se houver colaboração na discussão pelos demais poderes da República, se houver a conclusão que seria positivo para o País, ele pegaria o produto originário do consenso majoritário da sociedade e remeteria o projeto de emenda constitucional para a convocação da Constituinte", disse. O ministro explicou ainda que "a Câmara funcionaria exclusivamente como câmara constituinte e específica seu alcance seria fazer a reforma política no país".

A proposta foi bem recebida por causa da necessidade de se fazer reforma política, segundo o ministro. "Isso parte da constatação do esgotamento do sistema político atual. Não se refere a comportamento de nenhum partido político, nenhum parlamentar em particular, mas do esgotamento do sistema político para oferecer instabilidade institucional", prosseguiu o ministro.

Voltar ao topo