Genro discute a criação de Universidade Federal no Grande ABC

O ministro da Educação, Tarso Genro, discutiu hoje, a criação da Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC formado por dirigentes dos sete municípios da região: Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá.

O Ministério estuda alternativas para o funcionamento da universidade pública no Grande ABC já no primeiro semestre de 2005, mesmo que o projeto de lei não seja votado até o final do ano. ?Nós estamos com o projeto de lei na Câmara Federal, que ainda não foi votado. Se eventualmente não for votado até o fim do ano, isso prejudicaria a implantação da universidade no ano que vem, conforme a orientação do presidente da República?, explicou Genro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de uma universidade federal no ABC no último dia 18, ao participar de inauguração na região.

Uma das alternativas em estudo é a criação de um campus como extensão de outra universidade pública, como a de São Carlos, no interior do estado. O ministro informou que depois poderá ser colocado um artigo no projeto de lei para que a extensão torne-se parte integrante da nova universidade.

Tarso Genro buscou junto ao Consórcio informações sobre possíveis espaços públicos e até mesmo privados onde as estruturas físicas da universidade poderiam ser construídas. O deputado federal Vicentinho (PT-SP), um dos autores do projeto, propõe a utilização de um terreno de fábrica desativada do grupo Matarazzo ? que pertence atualmente á Uniban.

Na região do Grande ABC não há nenhuma universidade pública. Segundo o ministro, 2,5 milhões de habitantes serão beneficiados pela instituição.

Voltar ao topo