Furlan quer criação de conselho para discutir comércio

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse hoje que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criação de um Conselho Nacional de Desenvolvimento do Comércio, nos mesmos moldes do grupo criado para a discussão da indústria.

Furlan disse esperar que, mesmo que o projeto de lei demore para ser aprovado no Congresso, o setor já comece a se reunir antes mesmo da regulamentação. "O objetivo é ter um canal adequado de diálogo entre o governo federal e o setor de comércio, para viabilizar medidas que possam facilitar e estimular a produção, o emprego e as vendas, como temos feito com a indústria", comentou. Segundo ele, participariam do conselho ministros da área econômica e lideranças do setor de comércio de todo o País.

Sobre a Rodada Doha, o ministro afirmou ser um alento a reunião do G-20 realizada no último fim de semana no Rio de Janeiro. Segundo ele, a reunião sinaliza que este assunto não vai ficar parado. "Gradualmente, vão-se procurando pontos de convergência e também a fixação de uma agenda propositiva e dinâmica para o próximo ano", opinou.

Furlan participou nesta segunda-feira do Varejo Total 2006, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na capital paulista.

Voltar ao topo