Furlan: Lula quer mecanismos que ajudem a manter exportações

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, afirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o governo busque mecanismos que ajudem setores exportadores que têm enfrentado dificuldades com a valorização do real a manterem as exportações em alta. Segundo ele, diversas medidas já começam a ser conduzidas em áreas como calçados e automóveis.

"Há uma determinação do presidente de que, para os setores que estão enfrentado concretamente dificuldades de competir no exterior, nós precisamos encontrar mecanismos que dêem suporte para que as exportações continuem", afirmou o ministro, que participou hoje de um café da manhã organizado pela Câmara Britânica de Comercio e Indústria no Brasil.

Por enquanto, segundo Furlan, estão sendo aplicados, por exemplo medidas de cunho creditício como redução de spreads. No setor calçadista, Furlan destacou o financiamento de capital de giro. No setor automotivo uma das medidas citadas pelo ministro foi a aprovação pelo BNDES de uma linha de crédito no valor de R$ 500 milhões.

Furlan disse estar se reunindo com representantes de diversas áreas ao longo das últimas semanas. O grupo, além de executivos de setores automotivo e calçadista, inclui ainda áreas como móveis e confecções.

Voltar ao topo