Fundo da Vale pretende ampliar investimentos na Bolsa

Diante da tendência de queda das taxas de juros, a Valia (fundo de pensão dos funcionários da Companhia Vale do Rio Doce) pretende ampliar os investimentos em renda variável nos próximos anos. A meta é ter 35% do patrimônio aplicado nesse segmento. Hoje, esse porcentual está em 27%.

O diretor de Investimentos da fundação, Manoel Cordeiro, lembra que a Valia já ampliou as aplicações em renda variável este ano. No início de 2007, o setor representava 20% do patrimônio de R$ 8,6 milhões. Segundo ele, existem hoje duas previsões que não devem ser ignoradas quando se planeja os investimentos: o Brasil está condenado ao crescimento econômico e os juros vão cair.

Este ano, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) acumula uma valorização de 10%. "Estamos atentos ao movimento do mercado", afirmou. O diretor revelou que a Valia tem olhado com interesse as ofertas de ações no mercado brasileiro e tem participado de algumas operações.

O executivo, porém, lembrou que a política da fundação leva em consideração os próximos três anos, o que dá liberdade para a Valia acelerar ou reduzir o projeto de ampliação da carteira de renda variável.

Voltar ao topo