Força Verde apreende 160 quilos caranguejos ilegais

Denúncias da comunidade levaram equipes da Força Verde, formada por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná, a dar início a uma rigorosa fiscalização para coibir a venda irregular de caranguejo. A operação teve início em pontos de venda em Paranaguá. No segundo ponto visitado, conhecido como Penha, foram apreendidos 160 quilos de caranguejos, pois a maioria tinha menos de 7 centímetros de carapaça, limite de tamanho permitido por lei para venda do animal. Dois vendedores foram detidos em flagrante. Eles tiveram os animais apreendidos e vão receber multa administrativa de R$ 700, além de responder a inquérito policial.

De acordo com o soldado Marcy Alves Pinto Júnior, da Força Verde, é importante que as pessoas não comprem o animal de tamanho inferior ao permitido para a captura e a venda, pois estarão permitindo que os apanhadores de caranguejo cometam crime ambiental. ?A conservação da espécie depende desta consciência?, disse Marcy. Para o chefe do escritório regional do IAP no Litoral, Reginato Bueno, a situação é muito mais grave do que se pensa. ?Se a captura irregular do caranguejo continuar, a espécie uçá, comum no litoral, corre o risco de entrar na lista de animais em extinção?, alertou.

O caranguejo uçá leva de 7 a 8 anos para atingir a idade adulta. Apenas os machos podem ser capturados e vendidos para consumo. De 15 de dezembro a 15 de março é permitida a captura, mas apenas de animais com mais de 7 centímetros de carapaça. Além desse cuidado, o apanhador precisa cuidar com a forma de pegar o animal, que não pode ser através de armadilhas. Conforme Reginato, como nem sempre é possível chegar a quem retira o crustáceo do mangue, o vendedor que comercializar o animal abaixo do tamanho acaba responsabilizado. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Força Verde, através do telefone 0800 643 0304.

Voltar ao topo