Força-tarefa tenta controlar superpopulação do mexilhão dourado

Apartir de hoje, começa a funcionar uma força-tarefa nacional para o Controle do Mexilhão Dourado, um molusco proveniente do sul da China, que está infestando as águas doces do Rio Grande do Sul ao Pantanal matogrossense. A praga, procedente dos rios do sul da china, chegou ao sul do pais em 1999 nas águas de lastro transportadas pelos navios.

Vão participar do trabalho dezenove instituições e entidades, coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente, que está investindo entre R$ 500 mil e R$ 800 mil numa ação emergencial que vai durar 90 dias. A Marinha do Brasil participará da campanha, de acordo com o contra-almirante Rodrigo Honkis. “No primeiro momento, esclarecendo a comunidade marítima e, no segundo, fazendo a fiscalização das normas emanadas apartir de agora”, adiantou Honkis.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que, agora, o trabalho será de concientização e de alerta para a futura prevenção. O Ministério do meio Ambiente não dispõe de valores, porém, sabe que o mexilhão dourado está causando enormes prejuízos como entupimento de turbinas de usinas hidrelétricas, que são obrigadas ao desligamento por um dia para limpeza, de tubulações de água potável, de motores de embarcações pesqueiras e de destruição de rede de pescadores.

Voltar ao topo