Fogo destrói 40 hectares do Parque Nacional do Iguaçu

Um incêndio que começou na sexta-feira está destruindo parte da vegetação do Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul, no oeste do Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até a tarde de hoje já tinham sido consumidos aproximadamente 40 hectares de uma das últimas florestas nativas do Estado.

Local de difícil acesso, somente no sábado uma equipe da força-tarefa, formada por bombeiros, policiais florestais e brigadas do Ibama, conseguiu chegar ao local do fogo, levada por helicópteros. Hoje, 46 homens trabalhavam para debelar as chamas com o auxilio dos helicópteros que buscavam água em um açude na região. O parque tem 185 mil hectares e o fogo está a cerca de 5 quilômetros da borda.

No sábado havia uma expectativa de que as chamas fossem controladas mas o vento ficou mais intenso à noite e impediu que o fogo fosse apagado. Hoje os ventos continuaram e a previsão é de chuva, porém fraca, de acordo com o Instituto Simepar. No dia 23 de julho outro incêndio já tinha consumido praticamente o mesmo tamanho nas proximidades.

Racionamento

A estiagem também está preocupando a região de Curitiba. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que a cidade vem obtendo uma economia de 20% no consumo de água com o rodízio no fornecimento. A medida envolve 1,8 milhão de moradores de Curitiba e região metropolitana. O diretor de Operações da Sanepar, Wilson Barion, disse, em nota, que a empresa estuda novas medidas para ampliar a redução no uso de recursos hídricos, caso seja necessário.

Voltar ao topo