Final da Série B tem duelo de ataques

Os dois melhores ataques do Campeonato Brasileiro da Série B se enfrentam neste sábado, às 17h, em Fortaleza, pela primeira partida da final. Fortaleza e Criciúma marcaram respectivamente 58 e 54 gols durante o torneio. A partida de volta acontece dia 7 de dezembro, em Criciúma.

No time cearense, o destaque é o atacante Vinícius. Artilheiro da competição, com 20 gols marcados até o momento, o jogador já pode comemorar o título de maior goleador da Série B. Clodoaldo, também do Fortaleza, marcou 11 gols e é o vice. No time catarinense chama a atenção o conjunto de seu ataque. Delmer, Dejair e Tico marcaram 22, dos 54 gols do Criciúma.

Mas as coincidências não param por aí. Além de serem os maiores ataques da Série B, os dois treinadores estão em suas equipes durante toda a competição e jamais estiveram na Série A do Campeonato Brasileiro. Luis Carlos Cruz, comandante do Fortaleza, apesar de ser catarinense de Lages, é bastante conhecido no futebol do Nordeste. No primeiro semestre deste ano foi campeão alagoano dirigindo o CRB.

Do outro lado da decisão, Edson Valandro, conhecido por Edson Gaúcho, é discípulo do falecido Ênio Andrade. Em 2001 esteve perto do acesso. No comando do Caxias, só não subiu devido à briga com o Figueirense na justiça.

A terceira semelhança está não só nos bons mas também nos maus momentos. Os dois times, que um dia disputaram a Primeira Divisão, voltaram à Série B após empatarem seus últimos jogos. O Fortaleza, após empate sem gols com o Goiás, no estádio Serra Negra, terminou o Brasileirão de 1993 entre os últimos colocados. O Criciúma, que ficou no 1 a 1 com o Atlético-PR, não disputa um jogo da Série A desde 1997.

Voltar ao topo