Filmes brasileiro e argentino dividem prêmio do Festival de Havana

Os filmes Cidade de Deus, do brasileiro Fernando Meirelles, e Tan de repente, do argentino Diego Lerman, conquistaram hoje o Grande Prêmio Coral do XXIV Festival do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana.

O filme de Meirelles tinha sido premiado na véspera com o Prêmio Glauber Rocha, concedido pela agência cubana Prensa Latina e escolhido por um júri integrado por representantes da imprensa estrangeira credenciada em Cuba.

Tan de repente, em preto e branco, não foi uma surpresa ao receber o prêmio, já que tinha sido premiado com o Colombo de Prata de melhor roteiro original no Festival de Cinema de Huelva, Espanha, e chegou a Havana com as melhores recomendações.

O júri de Cuba foi integrado pelo mexicano Paul Leduc, pelo venezuelano Alberto Arvelo, pelo brasileiro José Joffily, pelo uruguaio Jorge Rufinelli e pela cubana Eslinda Núñez.

Nos onze dias do festival, foram exibidos mais de 110 filmes em competição nas categorias de ficção, curta-metragem, filmes de estréia, desenhos animados e documentários.

Voltar ao topo