Fernando Alonso diz que tinha certeza do título

Com sorriso no rosto, mas sem fazer brincadeiras como os colegas de pódio Felipe Massa e Jenson Button, Fernando Alonso mostrou a serenidade de quem já conhecia o sentimento de ser campeão, após o GP do Brasil, em Interlagos.

Mais jovem bicampeão do mundo da história, o espanhol, de 25 anos, surpreendeu ao dizer que, em nenhum momento, sentiu o título ameaçado na temporada, nem nas ocasiões em que passou por dificuldades.

No GP da China, o antepenúltimo da temporada, viu Michael Schumacher ultrapassá-lo na classificação. Mas recuperou a ponta no Japão e garantiu a conquista ontem. ‘Eu sabia que a Ferrari estava rápida, mas nós também estávamos rápidos, tinha certeza de que ganharíamos o título, porque merecemos.

Alonso afirmou que considera seus dois triunfos, em 2005 e agora ‘mais valiosos’ pelo fato de ter enfrentado Schumacher. Na temporada passada, assegurou o primeiro lugar com tranqüilidade. Desta vez, só pôde fazer festa na última corrida. Em 2007, com a aposentadoria do alemão, será o único campeão na pista.

A Renault fechou uma casa noturna para a comemoração de Alonso. Mas o espanhol tinha viagem marcada de retorno para a Europa ontem.

Nesta semana, ele passará alguns dias na Inglaterra visitando funcionários da fábrica francesa e apenas no sábado ou no domingo irá para a Espanha. ‘Quero comemorar na minha cidade (Oviedo), com minha família.

A única pessoa próxima que o acompanhou no Brasil foi a namorada Raquel del Rosario, com quem se relaciona desde novembro do ano passado. Apesar da vitória praticamente certa, os familiares preferiram acompanhar a prova pela televisão. Seu pai, José Luis costumava segui-lo, mas recentemente decidiu parar com as viagens.

A corrida de ontem seguramente não foi a mais importante para Alonso no ano. O próprio espanhol disse que correu apenas para confirmar o título, sem preocupar-se com o primeiro lugar. E sem dar atenção ao ritmo de Schumacher. ‘Fiquei sabendo (pelo rádio) que o Schumacher tinha caído para a posição 18, mas não me interessava o que ele fazia, apenas me concentrei em ficar entre os oito melhores (colocação que lhe garantia o título)’, comentou.

Voltar ao topo