Felipe Melo é dúvida para partida contra o Chile

Fabrice Coffrini/AFP

Um dia depois do empate de 0-0 com Portugal, que garantiu o primeiro lugar do Brasil no Grupo G da Copa do Mundo, os jogadores reservas da seleção, reforçados por Kaká, Robinho e Elano, que não atuaram na sexta-feira, voltaram a treinar no Saint Sthithians College, em Johannesburgo, mas a situação do volante Felipe Melo preocupa.

Os três titulares que não jogaram contra Portugal estão confirmados para a partida de oitavas de final contra o Chile na segunda-feira, no estádio Ellis Park. Kaká cumpriu suspensão e pode retornar sem problemas, enquanto Elano está recuperado de uma pancada recebida no jogo contra a Costa do Marfim e Robinho foi poupado contra os lusitanos por sentir dores musculares.

O problema da vez é o volante Felipe Melo, que está com o tornozelo esquerdo muito inchado, depois de ter sofrido uma falta violenta de Pepe ainda no primeiro tempo do jogo contra Portugal. O camisa 5 da seleção de Dunga faz tratamento intensivo, mas como o tempo entre os jogos é curto, a maior probabilidade é de que o jogador desfalque a seleção contra o Chile.

O médico José Luiz Runco revelou que Felipe Melo “tem uma entorse no tornozelo esquerdo e está com dores e dificuldades para caminhar”. “Isto nos preocupa bastante porque o tempo para a recuperação é muito curto”.

“O tratamento é basicamente repouso”, revelou Runco sobre o jogador da Juventus, que voltou ao hotel de muletas para não apoiar o pé e trabalhou intensamente neste sábado com os fisioterapeutas Luiz Alberto Rosan e Odir de Souza.

Caso a ausência de Felipe Melo seja confirmada, o treinador da seleção tem duas opções para a vaga: Josué, que entrou no lugar do volante titular contra Portugal, ou Ramireso.

Além disso, outro problema é Julio Baptista, que jogou contra Portugal no lugar de Kaká. Ele também está em tratamento, com o joelho esquerdo inchado. Mas como volta para o banco, no caso de problemas com o camisa 10 da seleção, o técnico Dunga pode usar a opção de recuar Robinho para o meio.

Segundo Runco, o problema de Julio Baptista é “menos sério”, mas “também preocupa”.

Julio César, com dores lombares desde o amistoso contra Zimbábue (3-0), tem jogado com uma proteção especial nas costas, de metal, o que segundo a imprensa brasileira não é autorizado pela Fifa.

Neste sábado, a CBF minimizou o fato revelado pelo próprio Julio César, que ficou no hotel Fairway para intensificar os exercícios de recuperação muscular nas costas.

No domingo, véspera da partida pelas oitavas, o Brasil volta a treinar, mas desta vez na Randburg High School, que fica perto da concentração da seleção, o Fairway Hotel.

O treinamento de domingo deve ser definitivo para Dunga escolher os titulares da partida contra o Chile. A escalação mais provável deve ser Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Josué (Ramires), Gilberto Silva, Kaká e Elano; Robinho e Luís Fabiano.

Após o treino de domingo, o técnico Dunga concederá uma entrevista coletiva no estádio Ellis Park, parte do protocolo da Fifa. Como já jogou no local, na vitória de 2-1 sobre a Coreia do Norte na estreia na Copa, o Brasil não está obrigado a fazer o reconhecimento do gramado.