Federação de policiais federais quer negociar reajuste salarial da categoria

Brasília – Os funcionários da Polícia Federal de todo o país pedem aumento salarial e querem negociar uma proposta com o governo. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Francisco Carlos Garisto, haverá uma reunião em Brasília na terça-feira com as lideranças do movimento, que concluirá uma proposta final de reivindicações.

De acordo com a Fenapef, a categoria está há 12 anos sem aumento de salário e reivindica 30% de reposição este ano e outros 30% em 2007. Atualmente, o salário inicial de um agente é de R$ 3.300 e de um delegado, R$ 6.200. Esses valores são considerados insuficientes por Garisto, devido à "responsabilidade" e às "dificuldades" enfrentadas pelos policiais federais no combate ao crime.

O presidente da federação afirma que os policiais podem até entrar em greve a partir da próxima sexta-feira (16), caso não haja acordo. Segundo ele, 18 estados já realizaram assembléias-gerais e aprovaram a paralisação. Outros sete estados (Rio de Janeiro, Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Acre, Amapá e Amazonas) devem se pronunciar até este sábado.

Entre os funcionários da Polícia Federal, estão agentes, delegados, peritos, escrivães, papiloscopistas e servidores administrativos.

Voltar ao topo