Falta de vitamina B1 matou 33 no Maranhão, informa Secretaria de Saúde

Rio – A Secretaria de Saúde do Maranhão divulgou o balanço de vítimas da hipovitaminose causada por falta de vitamina B1, uma síndrome neurológica conhecida como beribéri: 16 mortes desde o final de maio, todos homens entre 15 e 50 anos, e 33 ao todo, desde o início do ano. As autoridades locais estimam que 123 pessoas contraíram a doença até hoje.

Segundo o superintendente de epidemiologia do estado, Henrique José dos Santos, a Secretaria de Saúde e técnicos do Ministério da Saúde ainda estão investigando os casos, apesar de a causa já ter sido determinada. ?A melhora dos pacientes a partir da ingestão de vitamina B1 comprovou de que doença se tratava. Mas ainda não sabemos por que as vítimas são todos homens e nem em que circunstâncias que tudo aconteceu?.

As vítimas eram, na maioria, trabalhadores rurais de 19 municípios da região do rio Tocantins. De acordo com Santos, as investigações apontam que alguns sofriam de alcoolismo, o que prejudica a absorção de vitamina B1. O superintendente informa que estão sendo distribuídas doses extras da vitamina, fornecidas pelo Ministério da Saúde, para unidades médicas da região, e que serão enviados protocolos informativos sobre diagnóstico e tratamento para as secretarias municipais.

Voltar ao topo