Fábrica do Agricultor faz sucesso em Feira de São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, foi um dos visitantes do estande da Fábrica do Agricultor, na III Agrifam (Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural), em Agudos do Sul, realizada entre os dias 12 e 14 de agosto.

Geléias, conservas, temperos, embutidos, sucos e derivados de soja e de mel, foram alguns dos produtos expostos na feira. ?Duzentos itens produzidos por 70 agroindústrias familiares do Paraná fizeram a diferença no evento, que pode ser definido como uma versão da Agrishow, de Ribeirão Preto, porém voltado para os agricultores familiares?, explicou o coordenador do Programa, Abdel Naser.

Pela Agrifam passaram mais de 40 mil visitantes, com média de 300 ônibus de excursões, diariamente, do interior do Estado de São Paulo. ?Impressionante o número de produtores paulistas, técnicos e dirigentes de entidades que demonstraram interesse em conhecer melhor o Programa, bem como enalteceram a qualidade dos produtos?, completou Naser.

Para o coordenador da Fábrica do Agricultor, o mais difícil foi segurar a comercialização durante os três dias de feira, pois o objetivo era expor e não vender. ?Recebemos inúmeros pedidos no sentido de que na próxima edição da AGRIFAM a Secretaria da Agricultura participe novamente, comercializando os produtos paranaenses?.

A Fábrica do Agricultor, programa da agroindústria familiar, mantido pela Secretaria da Agricultura, conta hoje com mais de 1.500 agroindústrias assistidas, que produzem cerca de três mil itens diferentes. Está presente em 275 municípios e gera 6.400 empregos diretos e indiretos.

O programa procura agregar valor aos produtos agrícolas por meio da implantação, modernização ou adequação de pequenas e médias unidades agroindustriais, gerando emprego e renda, além de inserir os agroempreendedores de forma profissional, e com competitividade, no mercado.

Para o secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti, a Fábrica do Agricultor cumpre o seu papel de dar suporte, incentivo e capacitação ao agricultor familiar que precisa de novas oportunidade para enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e avançado. ?O objetivo do programa é articular parcerias entre instituições públicas e privadas, apoiar a comercialização e valorizar os produtos artesanais e coloniais, além de promover a inclusão e integração dos produtores ao mercado?, explicou.

Voltar ao topo