FAB treina militares com simulador de controle de vôo inédito

A Força Aérea Brasileira (FAB) começa a treinar suas equipes de militares com um inédito sistema de simulador de operações aéreas em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. O equipamento, desenvolvido pela empresa Atech, está em fase de testes e será implantado no Instituto de Controle do Espaço Aérea até junho. O novos sistema inédito no país, foi apresentado na LAAD 2005 (Latin America Aero & Defence), uma feira aeronáutica de Defesa que terminou hoje (29), no Rio de Janeiro. "A função principal é treinar as equipes de defesa aérea e foi desenvolvido a pedido da FAB", afirmou o gerente de desenvolvimento de projetos, Walter Nogueira Pizzo. Por questões contratuais, o valor investido e quantos militares serão treinados não podem ser revelados.

O novo simulador é capaz de gerar cenários complexos de operações aéreas, envolvendo simultaneamente o tráfego civil e a circulação operacional militar. "O grande benefício é gerar cenários de treinamento para situações complexas que seriam muito custosas ou de difícil reprodução", afirmou Pizzo. Além da formação dos controladores o sistema também incorpora facilidades de preparo e condução de exercícios táticos simulados como num jogo de guerra. "É uma ferramenta avançada de apoio aos exercícios da FAB".

A Atech é uma empresa brasileira que garante a segurança dos vôos no País sendo responsável pelo desenvolvimento do sistema que controla mais de 90% dos vôos em território nacional. Os novos sistemas devem servir de modelo para atrair novos mercados.

Os países da América Latina, Ásia e África estão na mira da Atech, que no ano passado teve um faturamento de R$100 milhões, em um crescimento de 67%. "Para 2005 a meta é crescer mais 30%", afirmou o diretor de novos negócios, Zareh Balekjian. Para ele, a participação na LAAD atraiu o interesse de delegações de diferentes países. "O simulador é uma ferramenta feita sob medida para cada força aérea, mas sem dúvida pode atrair novos negócios", disse. Atualmente a Atech trabalha na implantação de Controle de Tráfego Aéreo na Venezuela, cujo contrato foi fechado no ano passado.

Voltar ao topo