Explorando o kiwi

paladar_kiwi.jpgAté bem pouco tempo atrás era uma grande novidade. Que frutinha era aquela que ornava grandes pratos da cozinha internacional e que apresentava rodelas de um verde vivo em belo contraste com as sementes negras? Planta trepadeira de origem chinesa, sua cultura se difundiu pelo mundo, com maior força, durante a década de 70, com o início da produção dos Estados Unidos. Os primeiros exemplares da fruta chegaram ao Brasil, para fins de pesquisa, em 1976. Hoje já há uma produção razoável no País, especialmente na Região Sul, embora ainda longe de atender à demanda nacional.

O brasileiro descobriu o kiwi, suas propriedades, sua alta taxa de vitamina C e seu sabor um tanto ácido e bem próximo ao do morango. Com o tempo, começou a ganhar espaço nas alquimias gastronômicas dos chefs por aqui estabelecidos, a ponto de hoje já estar presente em várias opções do cardápio, não apenas como sobremesa, a mais comum delas, mas também em entradas e pratos principais.

Como entradas, as atraentes rodelas do kiwi podem muito bem ser incorporadas a um salpicão, como decoração ou mesmo na própria mistura dos ingredientes. Outra idéia é incluir a fruta nas receitas básicas do coquetel de camarão, contribuindo com o interessante contraste de cores. Como prato principal, duas sugestões, uma com peixe e outra com carne. A de Salmão ao molho de kiwi e laranja é de fácil execução e rápida para ser preparada em uma ocasião informal ou até mesmo no dia-a-dia. Já as Costeletas encapadas de carneiro ao kiwi e camembert exigem um pouco mais de trabalho na elaboração e podem ser reservadas para ocasiões especiais. Mas nada que a execução esteja fora do alcance de qualquer um de nós.

Mas ainda é entre as sobremesas que o kiwi transita mais à vontade. Como na sugestão da confeiteira Genoveva Maria de Jesus, do hotel Slaviero Palace, a Torta musse de kiwi, que divide em camadas o pão-de-ló, o creme de leva geléia de kiwi e a calda de kiwi, com um belíssimo resultado visual, antecipando o sabor.

Com a combinação de mascarpone pode ser feito o Frescor ao kiwi (uma tradução para o que os franceses costumam chamar de fraîcheur), com os pedaços da frutas macerados com manjericão, em interessante combinação. Também é possível servi-los de forma original, os Kiwis na casca, recheados e cobertos com creme de leite e açúcar mascavo. Isso para não fugirmos da receita que poderia ser a mais tradicional, a Torta de kiwi, elaborada sob os mesmos princípios de outra qualquer torta de fruta, mas com a vantagem da apresentação pelo que se ressalta da cor verde do kiwi cortado.

As idéias estão aí. Agora é só escolher e dar um toque especial à sua mesa.

Bom apetite!

Salmão grelhado ao molho de kiwi e laranja

Ingredientes:

2 postas de salmão (180g cada)

Azeite de oliva extra virgem

– sal e pimenta do reino, a gosto

– ½ colher (chá) de amido de milho

– 2 colheres (sopa) de suco de laranja

– 80 g / 1 kiwi, descascado

– 1 colher (chá) de azeite

– ½ colher (chá) de vinagre de vinho branco

paladar_salmaomolho.jpgModo de fazer

Tempere as postas de peixe com sal e pimenta e pincele com o azeite de oliva. Aqueça bem uma grelha, uma chapa ou uma panela de ferro e grelhe o salmão 7 minutos de um lado, virando e grelhando mais 5? do outro lado.

Dissolva a maisena no suco de laranja. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Retire o molho do fogo, coloque no liquidificador e acrescente o kiwi, o azeite e o vinagre. Bata por alguns segundos até obter um creme homogêneo. Retire do liquidificador e sirva sobre o peixe.

Rendimento: 2 porções.

Costeletas encapadas de carneiro ao kiwi e camembert

Ingredientes:

6 costeletas de carneiro

2 kiwis

150 g de queijo camembert

300g de massa folhada

1 gema de ovo

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

paladar_costeletasencapadas.jpgModo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180º. Ponha as costeletas em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 10 minutos, o suficiente para dourar levemente. Retire e aumente a temperatura do forno para 240º.

Descasque os kiwis e corte-os em rodelas.

Retire a crosta do camembert e divida-o em 6 porções.

Recorte 6 retângulos da massa folhada.

Sobre cada retângulo de massa ponha um pedaço de camembert e duas rodelas de kiwi. Ponha uma costeleta por cima, tempere com sal e pimenta e feche a massa em volta, formando um pacote e deixando a ponta dos ossos para fora.

Pincele cada pacote de massa com a gema de ovo e leve ao forno, para dourar, por cerca de 10 a 15 minutos.

Sirva com risoto ou cuscuz.

Rendimento: 6 porções.

Torta musse de kiwi

Confeiteira Genoveva Maria de Jesus, do hotel Slaviero Palace

Calda:

6 kiwis

200 ml de água

400 g de açúcar

Faça uma calda em ponto de fio com água e açúcar. Acrescente kiwi batido no liquidificador e deixar formar uma calda cremosa.

paladar_tortamussekiwi.jpgMusse:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de Leite

12 g de gelatina sem sabor

20 ml de suco de limão

6 claras em neve

200 g de geléia de kiwi

Misture o leite condensado com limão, creme de leite e a geléia (reserve).

Bata as claras em neve e acrescente a gelatina após dissolvê-la em 6 colheres de água fria no banho-maria. Acrescente o creme, mexendo de leve.

Montagem

2 discos de pão-de-ló

1.a camada pão-de-ló

2.a camada creme

3.ª camada pão-de-ló

4.a camada de creme

cobrir com geléia de kiwi

Levar ao congelador por 30 minutos.

Frescor de kiwi

Ingredientes:

6 kiwis

3 folhas grandes de manjericão fresco

100g de mascarpone

4 colheres (chá) de mel

Chantilly (ou creme de leite fresco batido com açúcar)

Amêndoas em lascas

paladar_fraicheurkiwi.jpgModo de fazer:

Descasque os kiwis, bata três deles no liquidificador com o manjericão e corte os demais em pedaços pequenos.

Divida essa mistura em taças individuais, junte a cada uma delas 4 colheres (chá) de mascarpone, 1 colher de mel e cubra com o chantilly.

Passe as amêndoas em lascas por uma pequena frigideira antiaderente para dourar e espalhe por cima.

Rendimento: 6 porções.

Kiwis na casca

Ingredientes:

4 kiwis maduros, mas firmes

½ banana

Suco de ½ limão

açúcar mascavo

paladar_kiwicasca.jpgcreme de leite fresco

Modo de fazer:

Sem descascar, corte as pontas dos kiwis. Com uma pequena colher, retire toda a polpa da fruta, tendo o cuidado de não perfurar a casca.

Corte a polpa em pedaços pequenos. Corte a banana também em pedaços pequenos e misture com os kiwis. Regue com o suco de limão e junte 2 colheres (sopa) do açúcar mascavo. Misture tudo, delicadamente.

Recheie os kiwis com essa mistura e sobre cada um deles ponha 1 colher (sopa) de creme de leite, salpicando açúcar mascavo por cima.

Rendimento: 4 porções.

Torta de kiwi

Ingredientes:

Massa

250 g de bolachas amanteigadas (suficiente para fazer 1 ½ xícara)

6 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar

Recheio

500g de cream cheese

2/3 de xícara de açúcar mascavo

1 colher (chá) de extrato de baunilha

2 ovos

¼ de colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

6 kiwis, descascados e cortados em rodelas

paladar_tortakiwi.jpgModo de fazer:

Aqueça o forno a 180º.

Triture as bolachas em um processador ou em um saco plástico, passando o rolo de macarrão. Adicione a manteiga e o açúcar e misture bem, para ter uma massa homogênea. Pressione a mistura no fundo e nas bordas de uma forma com 25cm de diâmetro de aro removível. Reserve.

Em uma batedeira, em baixa velocidade, bata o cream cheese, o açúcar mascavo e a baunilha, até obter um creme uniforme e macio. Adicione os ovos, um de cada vez e passe para média velocidade, batendo até que se incorporem bem. Reduza outra vez a velocidade e junte a farinha de trigo e o sal. Bata até que tudo esteja bem misturado.

Despeje o recheio na forma e leve ao forno. Asse por 35 a 45 minutos, até que o recheio esteja firme no centro. Retire do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente. Leve à geladeira e deixe o mínimo de duas horas ? ou de um dia para o outro.

Para servir, remova a lateral da forma, arranje os kiwis em círculos concêntricos, sobrepondo ligeiramente as camadas. Volte ao refrigerador se não for servir imediatamente.

Rendimento: 6 porções.

Voltar ao topo