Expectativa é de redução da renda em 2005, diz ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou há pouco que há expectativa de perda de renda na agricultura no próximo ano. Antes de participar de café da manhã com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e com parlamentares da bancada ruralista, Rodrigues disse que, diante desse cenário, o governo precisa ter recursos disponíveis para apoiar a comercialização da safra agrícola. "O governo precisa criar recursos disponíveis, necessários para cumprir a lei de garantia de preços mínimos, permitir a realização de leilões de opções e compras da agricultura familiar para atender a demanda do Fome Zero", afirmou Rodrigues.

Ele observou que os recursos propostos pelo governo para apoio à comercialização de grãos em 2005, que somam R$ 500 milhões, são "irrisórios" e que a bancada ruralista solicitou o encontro com o ministro Palocci para que a área econômica do Executivo saiba da importância do cumprimento dos recursos em 2005. Rodrigues disse também que os estoques mundiais de grãos são os maiores dos últimos tempos. E que existem sinais claros de queda de preço no mercado internacional.

Ele salientou que, apesar do cenário negativo para o próximo ano, não existe risco de perda na produção. "A economia está crescendo no Brasil e a expectativa é de aumento da demanda", comentou. Rodrigues afirmou que a principal dificuldade do setor é carregar a produção agrícola do período de colheita até a período de entressafra. Dai também a necessidade de investimentos em infra-estrutura de armazenagem.

Voltar ao topo