Exemplo edificante

É sempre bom ouvir notícias edificantes sobre a atuação governamental, sobretudo em setores de largo espectro social e comunitário como a educação. O programa Universidade Aberta, do Ministério da Educação, é um desses exemplos.

Projetado para fomentar o sistema de ensino a distância, a determinação do governo federal é aumentar em 30% o número de alunos do ensino superior por intermédio de projetos de educação não-presencial em parcerias com universidades públicas e privadas e empresas estatais.

A Secretaria de Educação a Distância do MEC estima a oferta de um milhão de vagas nesse sistema, expandindo o atual universo de 3,9 milhões de estudantes matriculados no ensino superior.

Pensa o governo na formação de um consórcio de universidades públicas e particulares em cada estado, atribuindo a eles a formação e supervisão dos cursos e programas, bem como a formulação e manutenção das tecnologias de acesso. A Universidade Aberta vai custar R$ 500 mil ao governo federal.

Ferramentas importantes como a internet, embora não se descarte a exigência do material impresso, tornam essa modalidade de ensino a única oportunidade para milhares de jovens em todo o País. Uma bela conquista do governo Lula.

Voltar ao topo