Ex-agente do FBI afirma ser o “Garganta Profunda”

Um ex-agente do FBI é o "Garganta Profunda", o informante que vazou à imprensa segredos sobre o encobrimento por parte do presidente Richard Nixon do escândalo Watergate, disse hoje sua família.

O semanário Vanity Fair havia informado inicialmente que W. Mark Felt, de 91 anos, que era subdiretor do FBI no começo da década de 70, era a fonte.

"A família acredita que meu avô, Mark Felt Sr., é um destacado herói nacional que foi além de seu dever, sob enorme risco pessoal, para salvar seu país de uma enorme injustiça", afirmou a família num comunicado lido pelo neto Nick Jones.

"Todos nós esperamos sinceramente que o país o veja também desta maneira", acrescentou.

Felt manteve sua identidade secreta até 2002, quando teria confessado a um amigo que havia sido a fonte de dentro do governo que ajudou os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein a desvendar o caso. As reportagens da dupla para o jornal The Washington Post ajudaram a forçar a renúncia de Nixon, em 1974.

"Sou quem eles chamam de Garganta Profunda", disse Felt ao advogado John D. O´Connor, autor da matéria da Vanity Fair, segundo um comunicado da revista.

Felt está aposentando e vive atualmente na Califórnia. Woodward e Bernstein disseram que só revelarão a identidade de "Garganta Profunda" depois que a fonte tiver morrido, e a CNN diz que Bernstein está decidido a manter o acordo. Segundo a revista, Felt manteve sua participação no caso Watergate em segredo até mesmo da própria família.

Voltar ao topo