Eventos da ONU trouxeram US$ 15 milhões para economia de Curitiba

Levantamento preliminar do Instituto Municipal de Turismo mostra que, em março, mês em que Curitiba recebeu duas grandes conferências da ONU, entraram US$ 15 milhões na economia da cidade. O dinheiro movimentou hotéis, bares, restaurantes e o comércio varejista. "O turismo em Curitiba pode ser dividido em antes e depois dos eventos da ONU", afirma Luiz de Carvalho. "Até março, podia-se dizer que Curitiba era apenas uma referência para o turismo e encontros de negócios. Hoje percebemos a consolidação da cidade para estes grandes eventos, com estrutura adequada para atender com qualidade visitantes de todo o mundo."

A rede hoteleira foi um dos setores mais beneficiados. A taxa média de ocupação, que ficou em 30% em março de 2005, chegou a 70% neste ano, segundo o presidente da seção paranaense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/PR), Henrique Lenz César Filho. Houve períodos em que a ocupação foi de 100%. "Os mais procurados foram os hotéis de categoria cinco estrelas, ocupados por chefes de estado, ministros e autoridades políticas nacionais e por estrangeiras", diz César Filho.

Os eventos da ONU também coincidiram com ações do município para obras de revitalização do sistema viário e parques da cidade. O visitante também pôde contar com a nova sinalização turística nos padrões internacionais, implantada pelo Instituto Municipal de Turismo durante o mês de março.

Voltar ao topo