Estudar Direito? Ainda faz sentido?

Não é a toa que quando se conecta os principais noticiários via internet, ou através da televisão e mesmo jornais escritos ou no rádio, constata-se com estarrecimento e indignação, ver o fato de o ser humano estar sendo violado dia e noite nos seus direitos mais íntimos. Mãos invisíveis, inescrupulosas e diria até mesmo satanicamente, fazendo de tudo para que a sociedade como um todo não funcione harmonicamente, situações que vem maculando a atual geração e também aquela que amanhã ou depois será a responsável pelos destinos deste país chamado Brasil.

E é nesse contexto que estão mergulhados os estudantes de Direito, num mundo que a cada dia que passa parece zombar mais e mais desta nobre ciência. Quando nosso povo diz que não agüenta mais e não vê com bons olhos a Justiça é preciso prestar atenção para o seguinte: o que eu como estudante dessa insigne arte estou fazendo? O que quero realmente amanhã quando me formar? Serei mais um em cima do muro vendo tudo e todos se degladiarem ou vestirei a camisa da verdade, do compromisso, do desejo de fazer esta sociedade mais solidária?

É obvio que os desafios atuais para os discentes são bastante grande, ninguém os nega, porém o mais importante é não perder de vista o ser humano, afinal de contas é para ele que estamos dirigindo nossos esforços, cabeça, mente e coração, totalmente aplicados para que essa nódoa que envergonha a todos seja extirpada. Sem contato com a realidade na qual estamos inseridos fica muito difícil um trabalho frutuoso amanhã, o estudante que nega suas origens com muita probabilidade prestará muito mais um desfavor à população do que bem. Imperioso é se estar atento aos sinais dos tempos.

Rosel Antonio Beraldo é acadêmico de Direito da Faculdade Cesul de Francisco Beltrão-PR, beraldo007@yahoo.com.br

Voltar ao topo