Espaço do Paraná na França começa a ser visitado por franceses e turistas

O espaço do Paraná, dentro do Carreau du Temple, em Paris, nas comemorações do Ano do Brasil na França, será aberto nesta terça-feira, com a presença da secretária da Cultura, Vera Mussi Augusto; da presidente do Provopar, Lúcia Arruda e autoridades brasileiras e francesas.

De acordo com a secretária, o espaço do Paraná chama a atenção pelas fotografias – um painel imenso com a fotografia das Cataratas do Iguaçu impressa serve de fundo de uma das paredes -, o estande de degustação de produtos paranaenses e o multimídia sobre o Estado.

?As pessoas que circulam pelo Carreau e vão direto ao nosso espaço. O Paraná é pouco conhecido por estrangeiros e a beleza da nossa terra aguça a curiosidade de todos. Vale a pena dizer que já estamos fazendo muito sucesso?, reforça Vera Mussi.

Para a abertura, nesta terça, às 11 horas (horário de Brasília), ocorre uma apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, seguida de um show do Grupo Fato, às 13 horas. No dia seguinte, estréia o grupo Três no Choro, às 13 horas. Os três grupos se revezam no teatro e no palco principal, com quatro a cinco apresentações cada, durante a semana.

Os franceses e turistas terão à disposição um farto material sobre o Paraná. Folders, cartões, vídeos e multimídia trazem a história, pontos turísticos, principais produtos, arquitetura, música, dança, folclore, artesanato e festas populares. Um filme intitulado ?As Muitas Faces de Um Só Paraná? ? projetado em telões em francês, inglês, espanhol e português – leva à França imagens grandiosas da história, formação e cultura paranaenses.

Até 14 de agosto de 2005, na concepção do Espaço Brasil entram ainda as artes plásticas, a fotografia, a música e a arte popular paranaenses. Em virtude disso, os curadores Evandro Sales (arte contemporânea) e Ronaldo Barbosa (arte popular), do Ministério da Cultura, selecionaram o que será levado para a França.

Sobre a arte popular, Ronaldo Barbosa – também responsável pelo design e cenografia do Espaço Brasil – selecionou peças de marchetaria, cestaria, violas, rabecas e tamancos, cerâmica, artesanato em palha de milho, além dos personagens e pássaros esculpidos em madeira, e dos soldados cata-vento. A organização dessa área fica a cargo do Provopar.

Por sua vez, o curador de arte contemporânea Evandro Sales definiu a participação do Paraná com obras de Eliane Prolik, Carina Weidle e Juliana Stein. Além delas, uma antologia paranaense será mostrada por meio dos trabalhos de 14 fotógrafos, num telão, onde serão projetados o currículo resumido, o retrato e as fotografias.

Voltar ao topo