Escola da Guaraqueçaba é autorizada a receber água tratada da Sanepar

O prefeito de Guaraqueçaba, no litoral, Riad Said Zahoui, determinou que seja feita a ligação de água tratada da Escola Municipal Mário Ferreira Lopes. A escola está localizada na região denominada Costão e, assim como 110 residências, não era abastecida com água tratada, por opção dos moradores. A rede pública construída pela Sanepar está disponível há cerca de 18 meses, mas todos utilizam água de minas, cujas análises confirmam que estão contaminadas.

Segundo a Sanepar, todas as amostras coletadas ? nas minas e nas residências – revelaram a presença de coliformes totais e fecais, o que torna este tipo de água imprópria para consumo humano. O reflexo da decisão dos moradores de não se conectar à rede da Sanepar aparece nos dados da Vigilância Epidemiológica. Em janeiro deste ano, por exemplo, o município de Guaraqueçaba registrou 398 casos de diarréia. Destes, 98 foram entre a população que vive no Costão. Com o objetivo de conscientizar os moradores a consumir água tratada, a Sanepar está desenvolvendo ações de conscientização e de educação ambiental.

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, informa que as famílias foram convidadas a participar de reunião onde foram apresentados os dados das análises, os riscos para a saúde e oferecida a possibilidade de assinar o termo de adesão ao serviço da Sanepar. Também foram apresentados os esclarecimentos sobre a inclusão na Tarifa Social, programa que atende os moradores de baixa renda. O custo mensal é de R$ 5,00 para quem consome até 10 metros cúbicos de água tratada por mês.

Todos os imóveis serão visitados pelas equipes da empresa. Além de contar com o benefício da água tratada, nas próximas semanas estas famílias também poderão fazer a interligação à rede de esgoto. A Sanepar está executando obras para implantar o sistema de coleta e de tratamento do esgoto sanitário.

Equipes da Prefeitura vão participar das atividades de conscientização dos moradores sobre a necessidade de consumir água tratada e de fazer a ligação do esgoto. ?Vamos atuar em conjunto para reduzir os índices de doenças entre os moradores do Costão. O governo do Estado fez o que precisava, que era construir as redes. Agora a população precisa fazer as ligações para ter melhores condições de vida?, declarou o prefeito.

Voltar ao topo