Escândalos de corrupção não afetam relações entre Chirac e Lula

Paris (AE) – O presidente Jacques Chirac atribuiu hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a iniciativa de luta contra a fome e a miséria no mundo, afirmando que desde que pôde medir seu alcance, decidiu apóia-la por considerar esse projeto fundamental para as populações dos países pobres. Essa afirmação foi feita no Palácio do Eliseu, durante a cerimônia de entrega de credenciais de sete novos embaixadores estrangeiros na França, inclusive a do Brasil, Vera Pedrosa. A manifestação do presidente Jacques Chirac revela que os escândalos que envolveram o partido do presidente nos últimos meses não parecem ter afetado as boas relações existentes entre os dois presidentes.

Apesar de esse ser um encontro protocolar, o presidente exaltou as relações franco-brasileiras, sua amizade com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, "um chefe de estado que apreendeu a admirar e respeitar desde os seus primeiros contatos". Hoje as relações entre os dois países são consideradas excelentes, mesmo havendo um contencioso na área da OMC, o problema dos subsídios agrícolas, mas que não afeta o conjunto das relações entre os dois países. Já a embaixadora Vera Pedrosa, a primeira mulher brasileira a ocupar essa função junto ao governo francês, lembrou ao presidente que o governo brasileiro aguarda a confirmação da próxima visita do presidente Jacques Chirac ao Brasil, provavelmente na primavera européia, no segundo trimestre de 2006.

A visita ao Brasil fazia parte da relação de viagens anunciadas do presidente francês durante o seu encontro anual com embaixadores franceses, mas ainda antes de seu acidente cardiovascular, no início do mês de setembro, quando os médicos aconselharam a suspensão temporária de suas viagens de avião. Os médicos já liberaram suas viagens de avião, mas a relação de visitas ao exterior necessita ainda de uma confirmação. A embaixadora Vera Pedrosa sucede nessas funções o embaixador Sérgio Amaral, ex- ministro do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Voltar ao topo