Erro de cálculo do INSS gera renda extra para aposentados

Todos os trabalhadores que tiveram aposentadoria/pensão concedida entre março de 1994 e fevereiro de 1997 recebem o benefício com valor irregular. Isso porque o INSS fez o cálculo calculou errado do valor, usando um índice inferior ao previsto por lei.  A diferença pode chegar até 40% de acordo com o mês e ano de sua concessão. As informações são da Associação de Recuperação de Créditos (ARC), entidade de defesa do consumidor que está ajuizando ações de vários pensionistas em todo o Paraná.

Uma das afetadas por este erro de cálculo é a ex-funcionária da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), Iolanda Ferreira Zardo, de 60 anos. "Fui lesada", diz ela, que preferiu não revelar os valores de sua previdência.

O advogado da ARC, Marlus Roberto Saber, esclarece que o aposentado deve ingressar com uma ação judicial buscando reaver os valores não repassados. "O INSS é obrigado a pagar o retroativo com juros", afirma o advogado.

Serviço

A ARC oferece assistência para reaver este valor. O beneficiado deve levar cópia do Rg, CPF e extrato do recebimento do benefício. A sede da Associação fica na Avenida Cândido de Abreu, número 526 – conj. 1007 – B. Curitiba (PR). O fone é o (41) 3024-5252.

Voltar ao topo