Encontro de Cafeicultores abre Festa do Café e Frango

Atualizar o conhecimento dos cafeicultores quanto à legislação rural, perspectivas de mercado, técnicas de manejo e desenvolvimento sustentável. Estes são os objetivos do 15º Encontro de Cafeicultores de Londrina, que vai abrir a 14ª Festa do Café e Frango do distrito rural de São Luiz na próxima sexta-feira (11). A festa faz parte do circuito Festas Rurais e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O encontro tem início às 13h e se estende durante toda tarde, no salão da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Estadual Capitão Eusébio Barbosa de Meneses. O evento vai contar palestras dos representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; de empresas do ramo, além de entidades e cooperativas.

A recepção e inscrições dos cafeicultores será realizada ao início do encontro, às 13h e as palestras começam às 13h30. A primeira delas terá como tema “Poda em Cafeeiro”, e será coordenada por técnicos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), seguida por “Custo de Colheita”, com os técnicos da Cooperativa Corol. Na seqüência, uma palestra com o tema “Casa em Ordem”, sobre legislação de propriedade, com membros do Sindicato Rural de Londrina.

O encontro prossegue com palestras sobre “Legislação Trabalhista”, também com o Sindicato Rural; “Previdência Social”, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Londrina; “Nota do Produtor”, com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; “Mercado do Café, com técnicos da Cooperativa Integrada; e “Desenvolvimento Rural Sustentável”, com o gerente do Banco do Brasil. Ao fim das palestras, vai haver um debate sobre os assuntos abordados e confraternização.

Segundo o coordenador de Turismo Rural da Secretaria e membro da organização do evento, Anibal Vieira da Cruz, depois de 14 edições do Encontro de Cafeicultores, é possível fazer uma avaliação positiva. Segundo ele, a produção de café teve uma significativa melhora. “A maior parte dos cafeicultores começaram a colocar em prática o que aprenderam nos encontros. Isso fez com que a produção do café melhorasse no município. Hoje, os distritos de São Luiz e Lerroville são os maiores produtores de Londrina”, analisou Anibal.

Voltar ao topo