Santa ajuda!

Saiba como a matriz FOFA pode ser muito útil para a sua empresa

A consultora Vere Robles dá orientação sobre a matriz F.O.F.A para Taylline Veronese, da Mercearia Viana (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Empreender - Tribuna Muito usada por especialistas para fazer diagnósticos de empresas, a Matriz SWOT ou FOFA, como é conhecida no Brasil, foi um dos instrumentos usados pelas consultoras da FAE para analisar as duas empresas que irão participar da Websérie da Tribuna “Na ponta do lápis”, que entra no ar em fevereiro.

Conhecida lá fora e nos meios acadêmicos como Matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), a metodologia foi traduzida para o português como matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Em resumo, nada mais é do que um instrumento de análise de negócio, bem simples de fazer. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. “A metodologia é aplicável em qualquer tipo de empresa, seja ela do comércio ou indústria”, explica a consultora da FAE, Vera Robles.

De acordo com ela, a matriz FOFA. é sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado são registrados fatores positivos e negativos para a implantação do negócio. “É muito simples e de uma enorme utilidade. Hoje em dia é amplamente utilizado”, observa a consultora.

A tarefa principal é levantar o maior número possível de itens para cada área (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores são as chances de desenvolver soluções eficazes.

Vera lembra que é importante que as informações levantadas sejam extremamente honestas. O foco deve estar na realidade e não em como seria “o negócio ideal”. “A partir da análise é possível traçar um plano de ação para o negócio. Com ela é possível conhecer a real situação da empresa”, avalia. O ideal, de acordo com Vera, é que se levante o maior número de informações possíveis para cada área que deve ser analisada. “E jamais se deve ocultar os problemas”, lembra. “Afinal, é para isso que serve, ou seja, para levantar pontos fortes e fracos de cada empreendimento”, complementa.

 Objetivos

Ter uma visão interna e externa do negócio

Identificar os elementos-chave para a gestão da empresa.

Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.

Ter um “diagnóstico” da saúde da empresa: os pontos positivos, os potenciais competitivos nos quais se pode investir para aumentar o crescimento e os principais pontos críticos e de falha.

Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.

Quando usar

As áreas usadas no levantamento são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.

Websérie

Planejada para ir ao ar no próximo mês (dias 15 e 22), a websérie “Na ponta do lápis” terá em sua primeira temporada as empresas Paleteria e Mercearia Viana como as principais estrelas da primeira temporada.  A ideia é mostrar na prática como pequenas mudanças nos negócios podem fazer toda a diferença.

Para isso, foram convidados três consultoras da FAE, as professoras Vera Robles (Finanças), Edna Cicmanec (Marketing) e Cibele Bastos (RH). Para as duas empresas foram disponibilizadas uma verba de R$ 10 mil para investir nas mudanças. Todas elas poderão ser acompanhadas a partir de fevereiro no tribunapr.com.br.

AF-GP-0017-17-E-Banner---Web-série-Tribuna-a01