Empate técnico aproxima Serra, Garotinho e Ciro

A pesquisa do Ibope divulgada hoje confirmou as tendências apontadas pelo levantamento do Datafolha  divulgado no sábado. O Datafolha havia mostrado um crescimento de Lula de 4 pontos (de 40% para 44%), queda de Serra (de 21% para 19%), oscilação positiva de Garotinho (de 14% para 15%) e queda de Ciro (de 15% para 13%). No Datafolha, Garotinho também está no limite do empate técnico com Serra e está empatado tecnicamente com Ciro, já que a margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

Pelo Datafolha, Lula havia crescido em duas rodadas consecutivas  assim como Garotinho, que passou de 10% para 14% e, no último levantamento, para 15%. Já Ciro apresentou queda em quatro rodadas seguidas (começou com 28%, passou para 27%, 20%, 15% e chegou aos atuais 13%). Serra havia apresentado crescimento em duas pesquisas (passou de 13% para 19% e depois, 21%) e o levantamento da semana passada foi a primeira queda desde o meio de agosto.

Vale destacar que o intervalo entre as duas últimas sondagens do Datafolha foi de 10 dias (a penúltima foi feita dia 9 e a última, nos dias 19 e 20). Já o intervalo do Ibope foi muito menor – na semana passada foram feitos levantamentos entre os dias 14 e 16 e outro, contratado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 17 e 19.

?É comum haver grandes deslocamentos do eleitorado nesta fase em que as campanhas também se deslocam muito?, diz Fátima Pacheco Jordão, analista de pesquisas eleitorais e consultora do Grupo Estado.

Outro fator que pode influenciar o resultado, segundo Fátima, é o método usado por cada instituto. O Ibope faz pesquisas domiciliares, ou seja, aborda os eleitores em suas residências. Já o Datafolha faz abordagens em pontos de grande movimento dos bairros. ?As donas de casa, os aposentados e os eleitores mais velhos, em geral, não ficam tanto na rua. Eles são, portanto, melhor representados pelo método do Ibope?, afirma a analista.

Voltar ao topo