Em homenagem a Telê, Grêmio hasteia bandeira a meio mastro

A bandeira do Grêmio foi hasteada a meio mastro no estádio Olímpico, em homenagem a Telê Santana, o técnico que resgatou o orgulho tricolor ao conquistar o campeonato gaúcho de 1977, interrompendo uma hegemonia de oito anos do Internacional.

O clube gaúcho enviará o assessor de futebol Paulo Pelaipe e o superintendente de futebol Antônio Carlos Verardi ao funeral do técnico. Presidente do Grêmio à época de Telê Santana, o médico Hélio Dourado disse que conviveu com o melhor treinador do País, um profissional que trabalhava muito e fazia com que todos ao seu redor também trabalhassem.

Quando assumiu o Grêmio, no final de 1976, Telê encontrou um time desanimado por mais um fracasso no campeonato gaúcho e pela má campanha no Campeonato Brasileiro. O técnico promoveu uma profunda reformulação, chamando jogadores experientes como o zagueiro Oberdan, o meia Tadeu Ricci e o centroavante André e jovens promissores, como o ponta-esquerda Eder.

Também revigorou o futebol do zagueiro Ancheta, que passou a marcar gols, e do atacante Tarciso, aproveitando sua velocidade para transformá-lo num ponta-direita de sucesso. Ganhou o campeonato gaúcho e fez boa campanha no brasileiro do ano seguinte.

Voltar ao topo