Em Guaratuba, 70% dos imóveis já realizaram ligação de esgoto

Mais de 2.300 proprietários de imóveis em Guaratuba já estão utilizando a nova rede de esgoto da Sanepar. A empresa investiu 27 milhões em obras de esgoto, ampliando em mais de 50 mil metros a rede coletora e permitindo que mais de 50% da população tivesse acesso ao serviço. Antes da execução dessas obras, apenas 30% dos imóveis eram atendidos com redes coletoras.

As ligações são importantes porque reduzem a poluição e, no caso do Litoral, melhoram a balneabilidade. ?Esta é uma questão de saúde pública. Quem realiza a ligação de esgoto não está regularizando apenas sua situação. Está reduzindo doenças, melhorando a balneabilidade, o que acaba por contribuir para o desenvolvimento da cidade?, disse o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

Em parceria com outros órgãos, a Sanepar está realizando desde 2005 um trabalho de conscientização dos proprietários dos imóveis, onde a nova rede foi disponibilizada. Nesta sexta-feira (26), agentes ambientais realizaram novas visitas aos moradores, informando sobre a importância da ligação. ?Quase 100 imóveis foram visitados nos bairros Cohapar e Esperança. O saldo foi positivo porque 60% já executaram a ligação?, explica a agente ambiental da Sanepar, Marilucia Rodrigues.

As visitas dos integrantes da força-tarefa de proteção ambiental são constantes e servem para localizar, informar, notificar e, em último caso, autuar proprietários de imóveis que não realizam as ligações à rede de esgoto da Sanepar ou que mantêm ligações irregulares ou clandestinas. A força-tarefa faz parte da Operação Verão 2006/2007, e dela participam o Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaratuba e Ministério Público Estadual.

Consciência

Veranista em Guaratuba há 30 anos, Arnaldo Pimentel nem esperou uma visita. Viu um agente da força-tarefa e quis saber o que estava acontecendo. Procurou por um amigo que fazia ligações de esgoto e em dois dias realizou a ligação do imóvel à rede de esgoto. ?Na casa já havia um encanamento esperando pela rede. Assim, não tivemos muitos transtornos. Quis fazer logo a ligação porque sei dos benefícios que isso pode trazer?, explica o aposentado.

Na vizinhança de Pimentel, no bairro Cohapar, a comerciante Silmara de Souza e a professora Ana Maria da Silva também já fizeram as ligações. ?Se o benefício é para todos, tem de ligar. Por que esperar receber a multa e ficar com a ficha feia se é preciso fazer??, questiona Silmara. Ela e o marido gastaram quase 300 reais para fazer a ligação. Já na casa da professora, que é locada, o valor ficou perto dos 500 reais. ?Avisei ao proprietário e ele entendeu a necessidade na hora?, conta.

No templo da igreja ABBA, o pastor Giovani Voltoni também acredita nos benefícios que a rede pode trazer. ?Minha preocupação é com o prazo. O imóvel, onde são realizados os cultos e as reuniões, é alugado e precisarei de mais tempo até que o proprietário tome as devidas providências?, disse.

Multas

Segundo o tenente Nilson Alves, do Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde, a menor multa a ser aplicada no caso da não ligação de esgoto é de 500 reais, embora a lei permita multas de até 50 milhões. Já foram lavrados seis autos de infração nesta temporada. ?A orientação e o diálogo são nossos melhores instrumentos e é assim que estamos trabalhando. Multar só quando esses dois recursos já estiverem totalmente esgotados?, explica.

Famílias carentes, já inscritas na Tarifa Social da Sanepar, podem participar de um programa especial de auxílio para fazer as ligações.

Obras 

Guaratuba recebeu obras de ampliação do sistema de esgoto capazes de atender a mais de 100 mil pessoas. Concluídas em outubro de 2005, as obras incluem uma estação de tratamento de esgoto tem capacidade para tratar mais de 200 litros por segundo.

Voltar ao topo