Eleição simulada para “renovar” a metade do Órgão Especial

A Ajuris – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul realizará uma eleição simulada para escolher a metade dos membros do Órgão Especial do Tribunal de Justiça – colegiado que decide as questões administrativas e jurisdicionais. O pleito, entre 1.º e 5 de agosto, "é uma forma de estimular o tribunal a realizar imediatamente a eleição efetiva para metade do Órgão Especial, o que passou a ser estabelecido pela Constituição Federal com a aprovação da Emenda Constitucional n.º 45 , da reforma do Judiciário" – afirma o presidente da entidade, Carlos Rafael dos Santos Júnior.

Todos os magistrados ativos terão direito a voto na eleição simulada, e 112 desembargadores, dos 125 em atividade, são elegíveis. Não serão votados os 13 mais antigos, que têm presença assegurada no Órgão Especial. O colegiado é composto de 25 desembargadores.

A eleição simulada da Ajuris sufragará 12 desembargadores, ou seja, a metade do Órgão Especial. Até então, essa metade vem sendo escolhida por merecimento.

A comissão eleitoral da Ajuris, presidida pelo desembargador aposentado e ex-presidente do TJRS Milton dos Santos Martins, já providenciou o desenvolvimento de um programa que permitirá sigilo e segurança no pleito simulado, exclusivamente por meio eletrônico, via acesso à página da entidade na internet.

O resultado será divulgado no próprio dia 5 de agosto, à noite.

Voltar ao topo