El Niño provoca verão com estiagem no Nordeste e chuvas no Sul

Os três meses do verão, que inicia dia 21 de dezembro às 23h12min, devem contar com intensa atuação do fenômeno El Niño, resultando em estiagem para a Região Nordeste e muita chuva para o Sul do País, de acordo com o Prognóstico de Verão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgado hoje (19/12) pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Fortes de Almeida e pelo diretor do INMET, Augusto Cesar Vaz de Athayde.

“Como resultado do El Niño, a ocorrência de chuvas deve ser reduzida para a Região Nordeste, o que pode trazer boas perspectivas para o turismo de verão”, comenta o chefe da Divisão de Meteorologia Aplicada do INMET, Expedito Rebello. O fenômeno deve ocasionar pouca precipitação também para o norte da Região Norte e norte de Minas Gerais. Já para a Região Sul, o El Niño traz chuvas abundantes nesta estação. Em quase todos os Estados da Região, a previsão é de chuvas acima do normal, podendo beneficiar a produção de grãos.

De acordo com o prognóstico do INMET, apesar da grande atuação do El Niño nos próximos três meses, o fenômeno não terá uma duração longa. “Este El Niño será de intensidade moderada e no final de março é provável que já esteja enfraquecido”, diz Rebello.

Voltar ao topo